domingo, 5 de outubro de 2008

O que é apologia?


Por Guilherme Parizio

A palavra apologia quer dizer defesa. No sentido religioso, mais especificamente cristão, seria defender a fé.
Como o termo "fé" é muito vago, muitos tem dado a ela os mais variados sentidos: defender o depósito de fé que foi dado aos santos ( no entedimento católico romano as verdades escrituristicas, bem como a "sagrada tradição"), a doutrina basilar da justificação pela fé (a tradição reformada faz dessa doutrina a pedra de toque do cristianismo ortodoxo), a crença no batismo no (ou com) Espirito Santo (os pentecostais não colocam esse ponto como necessário a salvação, porém combatem veementemente quem afirma que essa não seria uma "segunda obra da graça"). Aqui não discutiremos nenhum desses pontos, pelo menos de forma prioritária. Há uma infinidade de sites, blogs e comunidades que tratam dessas temáticas (para vantagem nossa, diga-se de passagem). O que pretendemos aqui é abordar um tema sem o qual nenhum outro faria o menor sentido, sem o qual a própria religião perderia a razão de ser, e o cristianismo seria qualquer coisa menos uma proposta de reconciliação, pelo simples motivo de que não haveria nada com o que nos reconciliar. A proposta aqui é, na falta de outro termo melhor, "demontrar a existência de Deus".
Não é um tema modesto. Não pretendo também descobrir novas verdades. Na verdade, humildemente confesso que só posso abordar um tema dessa envergadura por que outros já o fizeram no passado. Homens que nos deixaram um legado de fé no ser supremo que influênciaram gerações e que nos ajudam a enunciar de forma racional o que acreditamos.
Independente de nossas peculiaridades, acredito realmente que o que está em jogo hoje não é a crença em particular, mas a fé em geral, não o ato de crer, já que não há quem possa duvidar dessa verdade insofismável: a de que o ser humano pode crer. O que está em jogo é a validade do ato de fé, não só no seu aspecto psicológico e gnosiológico (a fé seria uma ilusão, Deus não passaria de uma projeção da mente, logo, suas afirmações não se sustentariam a uma análise racional, contudo seria um lenitivo e uma forma do homem expressar seus desejos mais profundos) mas no social, inclusive. Os atuais negadores de Deus estão concentrando esforços para criar um clima totalmente desfavorável a prática da religião, haja visto o teor dos livros que essas pessoas tem escrito nos ultimos anos. O estado ideal seria não só laico, mas desprovido de qualquer manifestação religiosa. Gostaria de debater esse assunto, e saber onde o cristianismo poderia ser afetado por essa onda ateística que varre não só o mundo acadêmico, mas as pessoas da rua. E ainda, o que nós como igreja podemos fazer para minimizar as baixas e alcançar tantas pessoas pertubadas e sem esperança, deixando de lado questões menores, concientes, claro, de que há aqui todo um contexto escatológico.
Nos próximas tópicos iremos tentar mostrar alguns postulados bíblicos da fé no criador. Em seguida pretendemos mostrar opiniões de filosófos a respeito de Deus (tópicos especias serão dedicados a Santo Anselmo e suas provas da existência de Deus e a Santo Tomás de Aquino e suas cinco vias de acesso a Deus). Contamos com a colaboração de todos, sejam com opiniões, críticas e sugestões. Intercedam por esse projeto.

5 comentários:

Guilherme Parizio disse...

Obg james, para mim é uma uma honra. Continue nos visitando, paz.

familia crista reformada disse...

A apologia é importante na questão essencial da defesa da fé ortodoxa (cristã) e nos ajuda a fundamentar os ensinamentos cristãos e a difundir a verdade do evangelho para uma sociedade mergulhada em falsos ensinos, falsas religiões, falsos mestres, falsas igrejas, falsos cristos. A verdadade bíblica é soberana.

Guilherme Parizio disse...

Muito bem, Paulo. Vc tem uma visão bem perspicaz do que é apologia. Mas gostaria de continuar o debate em torno da questão fundamental da existência ou não de um Ser superior, regente do universo. A questão do ateísmo é, a meu ver, um fator que afeta a cosmovisão de todo e qualquer indivíduo no quesito ética e moralidade. A sociedade pode prescindir da idéia de Deus sem com isso comprometer sua existência? Nunca houve uma civilização eminentimente atéia. Um mundo totalmente secularizado é algo novo na história humana

Dump de Memória disse...

Em Religiões não achei nada sobre Adventistas do Sétimo Dia.

Dump de Memória disse...

Amado por favor, altere o link do CACP, ao invés de www.cacp.org.br/index.html, para somente www.cacp.org.br

Muito obrigado

D.Gerth
Webmaster CACP