sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Memória auditiva: Bach na infância

Por Guilherme Parizio

Quando era criança lembro que meu pai, em uma de suas andanças pelo Brasil afora, trouxe de presente para minha mãe um lindo álbum contendo três LP's com músicas cristãs executadas pelo coral da Igreja luterana de Porto Alegre, produzido pela Cave-Davel. Minha mãe sempre escutava e eu, de carona, também.

O engraçado é que eu era muito pequeno mas lembro que essas músicas me deixavam muito feliz e com uma sensação agradável de proximidade de Deus. Elas ficaram em minha memória e de vez em quando me via solfejando algumas delas. Só depois de rapaz é que fui saber que algumas das músicas eram nada mais, nada menos do grande compositor barroco J. S. Bach!
Como comecei muito cedo a gostar de música clássica, em especial barroca, minha mãe me presenteou com essa maravilhosa obra (meio que pressionada por mim, confesso) e ainda hoje a tenho comigo.

Hoje possuo um acervo modesto, mas bem interessante de obras barrocas e sempre compro alguma novidade. Das poucas gravadoras que lançam alguma coisa no mercado a mais regular é a Comep, das Edições Paulinas. Gravadora evangélica não conheço nenhuma. Pela internet existem alguns sites que disponibilizam gratuitamente algumas músicas.
Fuçando na rede, descobrí esse site http://www.espada.eti.br/musicas-1.htm que além de música clássica possui um acervo incrível de música de igreja (intróitos, hinos clássicos de hinários antigos e muito mais). Lá encontrei algumas das músicas que constam dos LP's. Uma das mais lindas é essa da cantata BWV 140 "Zion hört die Wächter singen" que está no youtube:




De fato, "a fé vem pelo ouvir".

2 comentários:

Inajá disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guilherme Parizio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.