terça-feira, 29 de julho de 2008

Pequeno histórico da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.


O seguinte texto é uma contribuição da amiga historiadora Cecilia Canuto. O mesmo é parte de uma pesquisa histórica que ela está desenvolvendo e que em breve veremos publicada. Serve como "aperitvo" para nossas mentes sedentas de conhecimento.

"A confraria de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Olinda foi fundada por escravos e negros libertos no inicio do século XVII dentro do sistema colonial, buscaram aqui se adaptar a novos modos de sobrevivência inclusive à religião já praticada, o que teve como resultado de fato sua inserção e a forte contribuição ao pensamento e a cultura local. Este é o tema da Pesquisa em andamento. Até o momento foram parcialmente analisadas fontes primarias como documentos do ConselhoUltramarino/Capitania de Pernambuco do Projeto Resgate Barão do Rio Branco, e da Confraria de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e secundarias como os Anais Pernambucanos de Pereira da Costa. Com o andamento do trabalho, foram descobertas variantes dentro do tema que dispertaram diversos interesses na pesquisa por enquanto é momento de organizar as fontes que já existem e buscar ao maximo outras ainda não catalogadas. É momento da reunião do material para no futuro definir os caminhos da investigação por se tratar de mais de 300 anos de história".

Por enquanto é isso. Mas como conheço Cecilia e sou testemunha de seu talento, sei que logo estaremos nos deliciando com esse trabalho, que tem tudo para ser um sucesso, não só aqui em nossa terra, mas em todo país.
Parabéns Cecilia, e boa sorte em sua pesquisa.

Nenhum comentário: