sábado, 2 de agosto de 2008

Evangélicos e maçonaria: uma história antiga.


Por Guilherme Parizio

A maçonaria já foi muito tolerada em igrejas evangélicas brasileiras. Os primeiros missionários protestantes em nosso país não polemizavam com membros que eram ou se tornavam maçons, a não ser em alguns casos pontuais. Nas igrejas presbiterianas e batistas era natural encontrarem-se membros e líderes que faziam parte da confraria. Nos anos 50, 60 houve a chamada "polêmica fundamentalista" que causou um alvoroço por conta do liberalismo teológico e outras questões, entre elas o ploblema maçon. Isso provocou um cisma na igreja presbiteriana (um dos lideres do movimento fundamentalista no Brasil foi o Rev. Israel Furtado Gueiros aqui do Recife, pastor de minha mãe). Apesar da polêmica ter despertado muitos cristãos protestantes-históricos (tradicionais, como vulgarmente os chamamos) a maçonaria nunca foi totalmente erradicada dessas igrejas, que ainda é muito debatida por lá.

Segundo algumas fontes esses líderes teriam sido maçons(Incluí tanto líderes ligados a igreja brasileira como aqueles que nunca tiveram nenhum contato com nossa realidade):
W.C. Taylor, Robert Porter Thomas, Salomão Luiz Ginsburg, J.N. Darby, John Smyth, W. Carey, Adoniran Judson, Hudson Taylor, E. Nelson, Samuel Pires de Melo, Antonio Abuchaim, Teixeira Albuquerque, Bancroft, Langstrom, Scofield, K. Barth, M. Luther King Jr., Dr. Shepard, D.M. Lloyd Jones, W. Wiersbi, Norman Vincent Pearle, Og Mandino, James Kennedy, Mc Laren, Colgate, Pember, Sanders e Oswald Smith....
Quanto a Salomão Ginsburg, temos um relato de próprio punho onde ele tranquilamente descreve sua relação com a maçonaria. Me refiro ao livro "Um Judeu Errante no Brasil" (JUERP). Do mesmo não possuo mais exemplar, por isso não posso presisar as páginas, mas lembro muito bem que esses relatos constam do livro.

Fato diverso encontramos no meio pentecostal, que desde suas origens foi um ferrenho adversário tanto do modernismo teológico, como da maçonaria. E ainda assim há quem diga que nesse meio já há até membros em altos graus da maçonaria. Será lenda?



Postado por Guilherme Parizio às 16:29 0 comentários Links para esta postagem

4 comentários:

CONTEMPLATIVO disse...

NO CATOLICISMO TAMBÉM

A relação "cristianismo e maçonaria" não se dá apenas no seio do ramo protestante. A própria igreja católica já se debateu com o problema maçon. No brasil temos a famosa "Questão religiosa" onde figuras como Dom Vital defenderam com grande desenvoltura a fé cristã contra o desvio do ocultismo maçon.

amarildo disse...

No meio Pentecostal aqui no Estado do Paraná, as convenções assembeianas estão repletas de Pastores maçons nos púlpitos de nossas IGREJAS também E ISSO NÃO É LENDA !!!

Guilherme Parizio disse...

Caro Amarildo, realmente tenho ouvido muitos relatos e acompanhei alguns debates pela internet (participando inclusive). O problema é que até agora ninguém mostrou provas que no ambiente pentecostal realmente existam pastores maçons. Acredito realmente que o fato procede, só que ninguém "sai do armário", diferentemente dos históricos que mostram a cara para bater, defendendo mesmo seus pontos de vista. Se vc tiver algum material que possa comprovar o que diz, por favor, me envie (atas das lojas, citações de outros maçons, etc). Vai ser muito útil para complementar esse artigo e servirá de fonte para futuras pesquisas.
Obrigado pela colaboração. Um abraço.

amarildo disse...

Se o prezado irmão possuir qualquer tipo de material sobre a história de Samuel Pires de Melo Pastor da igtreja Congregacional que foi maçon e desbravador do evangelho em Paranaguá Pr em 1902 por gentileza entre em contato anascimento007@yahoo.com.br

Grato!!