domingo, 1 de janeiro de 2012

Judeus usam símbolo do Holocausto em protesto

Grupo religioso reclama de suposta agressividade por parte da imprensa às suas ideias



Judeus ultraortodoxos usaram em um protesto estrelas amarelas, símbolo que os judeus foram obrigados a carregar durante o regime nazista, e provocaram indignação em Israel na noite de sábado.




"Condeno da forma mais enérgica este fenômeno de utilização dos símbolos do Holocausto. É inaceitável. Isto prejudica a recordação do Holocausto e os valores fundamentais do judaísmo", declarou Avner Shalev, diretor do Memorial Yad Vashem, dedicado ao estudo e memória do genocídio cometido pelos nazistas.



Centenas de judeus ultraortodoxos protestaram no bairro Mea Shearim, em Jerusalém, contra os meios de comunicação que, segundo eles, são hostis a suas ideias.



Neste domingo, todos os jornais israelenses publicam fotos dos manifestantes, incluindo crianças, com a estrela amarela sobre o uniforme listrado dos deportados para os campos de extermínio nazistas.



"Nós devemos reagir a esta grosseira provocação rompendo as muralhas do gueto que isola os Haridim (literalmente os que 'Temem a Deus') por meio da educação e formação", escreveu Nahum Barnea, principal articulista do Yediot Aharonot, o principal jornal do país.



"Mas também devemos fixar os limites, reduzindo os subsídios públicos aos institutos talmúdicos e as subvenções familiares", completou, em referência às famílias ortodoxas que não trabalham para dedicar-se ao estudo da Torá.



Shalom Yerushalmi, do jornal Maariv, também indignado com a manifestação de sábado, afirmou que "nunca antes a luta entre laicos e religiosos havia sido tão degradada".


Fonte: BAND.com
 http://www.band.com.br/noticias/mundo/noticia/?id=100000477381

Nenhum comentário: