domingo, 20 de abril de 2014

AVISO AOS MEUS DETRATORES: BACH ERA LUTERANO!

Por Guilherme Parizio

Ultimamente alguns irmãos de minha igreja tem me acusado de simpatizante do catolicismo romano, acredito que motivados por algumas citações e obras de Bach e outros compositores barrocos que tenho postado aqui. Pois bem, para os desavisados, gostaria de informar que Bach nunca foi católico romano e sim LUTERANO. Acredito que a estranheza se dá justamente porque o tipo de música que estamos acostumados a associar ao protestantismo são as mais recentes e fruto do esforço missionário norte-americano. Musicas que retratam um período e uma cultura muito especifica e não faz jus as raízes musicais protestantes. Bach, bem como muitos outros compositores barrocos, era confessionalmente muito convicto de sua fé, sendo suas musicas por muito tempo evitadas de serem executadas em ambientes católicos. Este é um ponto. O outro é sobre as citações. Me acusaram de citar até Frei Damião! Finalmente, o que foi que frei Damião disse que até hoje não sei nem quero saber! Ele foi fruto de um grande equivoco na história da igreja católica em nosso país. Seus posicionamentos eram fruto do obscurantismo religioso vigente na época. Como eu iria citar uma pessoa dessas, de conteúdo intelectual raso e relevância para a historia da igreja nula? Meu grande amigo, antes de falar de mim por ai e me repreender na frente dos outros primeiro me pergunte ou procure averiguar as coisas. Agora se você só conhece Frei Damião como figura emblemática da igreja católica (ou quem lhe passou a informação) não posso fazer nada. Sinto muito pela estreiteza de conhecimento da historia do cristianismo!
As ultimas palavras não foram escritas com arrogância ou como prova de superioridade intelectual. Longe disso! É apenas um libelo contra a maledicência e a falta de amor ao próximo que vemos tão espalhada em nossas igrejas. Publico aqui porque foi aqui que tudo começou. E é aqui que exijo que termine.
Coloco a disposição mais uma obra desse que para mim é o maior gênio da música universal, o mestre do barroco Johann Sebastian Bach! Boa audição



.https://www.youtube.com/watch?v=8F8FHnJRDFw

Nenhum comentário: