quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Cristãos e Bebidas Alcoólicas: Abstêmios e Temperantes


Diante da veiculação em nossa página e lista do excelente artigo do Rev. Flávio Adair intitulado 'Legalismo ou Coerência' sobre a relação dos cristãos e as bebidas alcoólicas, esclarecemos que:



1) Os evangélicos se dividem, quanto ao tema, em duas correntes: a) os abstêmios; b) os temperantes;



2) Há denominações que optam formalmente por uma ou outra dessas correntes, em seu aspecto docente e disciplinar; há denominações que não tomaram uma opção formal, mantendo o tema dentro da lista de 'adiáforos', como uma cláusula de consciência, convivendo, em seu interior, ambas as correntes. A Comunhão Anglicana, suas Províncias e Dioceses se situam nesse último grupo;



3) Abstêmios e Temperantes concordam com a condenação do vício, da embriaguez, do consumo por menores, da propaganda, e com os riscos à saúde individual e saúde e a segurança pública, bem como das tragédias sociais decorrentes dessa dependência química, particularmente na família;



4) O texto veiculado pelo Rev. Flávio Adair representa – com propriedade e conteúdo – a posição pró-abstinência;



5) Os Temperantes, por seu lado, chamam a atenção para a realização do primeiro milagre do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, na forma da multiplicação de vinho de qualidade, e que esse consumo fazia parte do cardápio gastronômico da Palestina na época, e em outras culturas anteriores e posteriores aos tempos apostólicos, especialmente em climas frios e de necessidades calóricas, bem como o uso ininterrupto do vinho na Santa Ceia dos tempos apostólicos até 1855 (quando o suco de uva foi usado pela primeira vez, pelos metodistas, no Oeste dos EUA), e que há uma relação entre esse uso moderado alimentar e a redução de certas cardiopatias, segundo escolas médicas. Pesquisas têm indicado dados de herança genética no alcoolismo, e que há maiores propensões para o alcoolismo entre filhos de alcoólatras ou de abstêmios do que de temperantes. Reconhecem, ainda, que a autodisciplina da temperança uma maturidade além do que é exigido pela opção pela abstinência ou por normas eclesiásticas que a exijam.



A Diocese do Recife, como afirma em um dos seus documentos doutrinários, procura fomentar a ética, a disciplina e a santidade, o que implica na necessidade de colocarmos o tema, com prioridade, em nosso trabalho pastoral, bem como a liberdade de expressão nos assuntos adiáforos, visando, em última análise, a maturidade dos seus membros, com discernimento, e a colaboração para o bem-comum da Igreja e da sociedade, em uma atmosfera de respeito mútuo e amor fraterno.

Paripueira (AL), 12 de janeiro de 2010.

Anno Domini.



+Dom Robinson Cavalcanti, ose

Bispo Diocesano

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